Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Larde apaga marcas do Jokwe

Localizada a cerca de 400 quilómetros da cidade capital provincial de Nampula, Larde é um dos Postos Administrativos do distrito de Moma que, no inicio do ano passado, foi fustigado pela depressão tropical Jokwe.

Para além de causar um óbito, o ciclone deixou, na altura, diversas infraestruturas sócio-económicas parcial ou totalmente destruídas e centenas de hectares de culturas alagadas, submetendo, deste modo, parte da sua população, a uma situação de dependência alimentar.

Pouco mais de de um ano depois, a vida começa a voltar a normalidade e a população assume-se como líder na promoção de iniciativas de desenvolvimento comunitário. Os fundos de iniciativa local, fazem de Larde, região turística e uma das maiores fontes de pescado que, depois, é comercializado, nas cidades de Angoche e Nampula.

O chefe daquele Posto Administrativo, disse que foram já criadas oito associações de pescadores e quatro para actividade agro-pecuária e comércio, para além de algumas unidades moageiras. Segundo a nossa fonte, na presente campanha agricola foram produzidas 25 toneladas de feijões e quantidades consideráveis de batata-doce, milho e hortícolas.

A energia de Cahora Bassa constitui um dos factores impulsionador ao desenvolvimento de Larde que, a partir do próximo ano, irá introduzir o ensino secundário geral . Para a conservação do pescado, foram adquiridos mais de 30 congeladores e neste momento está em construção um complexo turístico na região, um empreendimento de caiptais estrangeuiros que emprega, nesta primeira fase, 150 trabalhadores nacionais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!