Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lançado prémio para jovens africanos

O presidente de Zanzibar, Abeid Amani Karume, lançou no passado dia 26 uma iniciativa intitulada Young African Leaders Awards (Prémio Jovens Líderes Africanos, tradução livre) destinada a reconhecer o trabalho de jovens empreendedores do continente. Este prémio foi criado e concebido pelo African Leadership Institute (ALI) cujo patrono é o reverendo sul-africano Desmond Tutu. A iniciativa foi precedida de uma conferência que reuniu jovens líderes africanos onde se debateu as oportunidades e as potencialidades dos jovens africanos com menos de 40 anos bem como os problemas que esta geração poderá enfrentar no futuro. Para além disso, o encontro destinava-se igualmente a estabelecer uma “network” (rede) de modo a potenciar os futuros líderes de África, em colaboração estreita com os sectores públicos e privados (ONG’s) servindo ainda para troca de experiencias a nível cultural e religioso.

“Esta iniciativa vem confirmar que pode haver optimismo em relação ao futuro do nosso continente, por isso somos obrigados a fornecer-lhe todo o nosso apoio. Isto vai para além de considerações políticas, interesses próprios, questões étnicas, de género ou de nacionalismo. Precisamos de entrar no domínio da ciência, da tecnologia, da pesquisa, dos direitos civis, do negócio e do empreendedorismo”, referiu o presidente de Zanzibar. E acrescentou: “O futuro do desenvolvimento do continente africano dependerá da combinação do papel desempenhado pelos jovens líderes de todos os sectores com as nossas sociedades.”

Recorde-se que o Young African Leader of the Year Awards destina-se a premiar africanos com menos de 40 anos que se tenham destacado em qualquer sector da sociedade e em qualquer país de África, contribuindo positivamente para o desenvolvimento do continente.

A conferência anual irá ter a duração de três dias e todos os anos estará subordinada a um tema pertinente para o futuro de África. O tema escolhido para 2009 foi “Challenging the new generation of leaders to rise and make Africa’s dream a reality” (Desafiando a nova geração de líderes a construir e a tornar o sonho africano uma realidade, tradução livre.)

Refira-se ainda que o @ VERDADE foi convidado a participar na iniciativa, tendo sido representado pelo seu director Erik Charas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!