Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Lançado Compêndio Nacional de Estatísticas Ambientais

Moçambique conta desde segunda-feira com um Compendio Nacional de Estatísticas Ambientais. O Compendio, formalmente lançado pelo Primeiro-Ministro (PM), Aires Ali, tem por objectivo aprofundar o conhecimento sobre o uso e gestão dos recursos naturais, bem como assegurar o desenvolvimento económico e sustentável do país.

O documento é o primeiro elaborado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e o Ministério da Coordenação Ambiental (MICOA) com vista a integrar os assuntos ambientais nos inquéritos, censos e noutros documentos de índole ambiental que possam alimentar futuras publicações, como também trazer dados que ajudem a avaliar as perdas e ganhos na área do ambiente. Falando na ocasião, o PM reconheceu que as questões ambientais são, pela natureza, transversais envolvendo vários sectores do Aparelho do Estado, Sector Privado, organizações da sociedade civil e comunidades rurais e urbanas, exigindo assim “que tenhamos urgência na nossa acção em busca de soluções para os mesmos”.

Ali destacou a importância das estatísticas ambientais, afirmando que elas ajudam a avaliar a situação do ambiente no país, para alem de ser um elemento que indica o melhor caminho na tomada de decisões que concorram para o desenvolvimento sustentável de Moçambique. O PM disse que todos os moçambicanos, individual e colectivamente, têm a sua responsabilidade social e ambiental, dai que, segundo Ali, “queremos, através da utilização da informação constante neste documento, transformar a vida de milhões de moçambicanos”.

O lançamento deste compêndio ocorre num momento em que em Moçambique são visíveis os impactos nefastos do fenómeno de mudanças climáticas, que se manifestam através das cheias e secas cíclicas, ciclones tropicais com um impacto devastador na vida das populações, seus bens e nas próprias infraestruturas sociais, económicas e culturais.

Para além do PM, tomaram parte no lançamento do documento com cerca de 300 páginas, a Ministra do Ambiente, Alcinda Abreu, o Presidente do INE, João Loureiro, membros do corpo diplomáticos, entre outros convidados.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!