Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Lançada quarta edição do grande prémio de jornalismo

O Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) e a empresa de telefonia móvel Vodacom-Mocambique lançaram, terça-feira, em Maputo, a quarta edição anual dos prémios de jornalismo.

O concurso, patrocinado pela Vodacom, apresenta oito categorias cujo valor global dos prémios é de cerca de um milhão de meticais (31 mil dólares americanos).

O grande premio, apelidado de ‘Aquino de Bragança’, em homenagem ao jornalista investigativo e intelectual que morreu em 1986 com o primeiro Presidente do país, Samora Machel, num acidente de avião, oferece ao vencedor 10 mil dólares americanos (310 mil meticais).

Este prémio é atribuído ao melhor trabalho de jornalismo investigativo publicado. Também há prémios para reportagens, reportagens fotográficas, jornalismo desportivo, económico, programas de rádio e televisão e melhor crónica.

Na cerimónia de lançamento, o secretário-geral da SNJ, Eduardo Constantino, disse que o acordo entre a SNJ e a Vodacom, inicialmente previsto para apenas dois anos, foi estendido para quatro anos e há que fazer balanço para ver se a iniciativa deve continuar ou parar. “Depois disso, haverá uma avaliação conjunta para ver se vale a pena continuar ou não”, disse ele.

“O SNJ pensa que é preciso continuar. Os prémios constituem um incentivo aos jornalistas e recompensa para o bom jornalismo”. Em 2010, o premio registou 60 concorrentes e os promotores da iniciativa esperam a submissão de mais trabalhos este ano.

Entretanto, Constantino lamentou o facto de no ano passado, a maioria dos trabalhos submetidos terem vindo de jornalistas que vivem e trabalham na cidade e província de Maputo.

Constantino sublinhou que os jornalistas de outras províncias estão a fazer bons trabalhos que merecem ser premiados Podemsconcorrer todos os trabalhos publicados ou transmitidos em qualquer meio de comunicação moçambicano entre 24 de Novembro de 2010 e 30 de Agosto deste ano.

Nenhum concorrente pode apresentar mais de duas peças. Os trabalhos são classificados por um júri independente e não há recurso contra suas decisões. Os vencedores serão anunciados e premiados no dia 24 de Novembro proximo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts