A primeira aeronave EMBRAER 190 da empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) foi publicamente apresentada hoje, em Maputo, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Republica, Armando Guebuza. O avião de fabrico brasileiro, com uma capacidade de transportar 98 passageiros, fará voos com destino a Luanda (Angola), Dar-es-Aalaam (Tanzânia) e Joeanesburgo (África do Sul).
A cerimónia de apresentação pública do novo avião, baptizado com o nome Cobué (Posto Administrativo do distrito do Lago, província do Niassa, Norte do país), foi oficiada pelo próprio Chefe do Estado moçambicano e contou com a presença de membros do Governo e funcionários daquela empresa pública. Durante o ritual, Armando Guebuza deitou champanhe sobre o “focinho” da aeronave e seguidamente entrou no seu interior para contemplar o conforto e modernidade de que está equipada.
No final da cerimónia, Guebuza disse que a aquisição da aeronave mostra que os moçambicanos estão a responder aos desafios actuais na área da aviação civil. “Isto mostra que nós estamos a responder aos desafios actuais na área da aviação civil”, disse Guebuza, acrescentando que “à primeira sensação que tive é que os moçambicanos são capazes de fazer muita coisa como trabalhar com instrumentos tão modernos como o novo avião”’.
A aeronave (turbojet) está equipada de um sistema altamente computarizado que permite a central de manutenção detectar com muita facilidade qualquer avaria que o aparelho registar durante o voo. Este aparelho tem outras características vistas como valor acrescentado que se traduzem na capacidade de voar a uma altitude igual a 40 mil pés (12 mil metros) durante mais de duas horas, bem como os baixos níveis de emissões de dióxido de carbono e poluição sonora, se comparado ao Boeing 737-200.
Aliás, a capacidade de voar a grandes altitudes tem um valor determinante na redução dos níveis de consumo de combustível e consequentemente baixa despesa para a empresa operadora do avião. A aquisição de um aparelho novo desta série no mercado está avaliada em 35 milhões de dólares norte-americanos e insere-se no Plano Estratégico 2008/10 da LAM, orçado em 100 milhões de dólares, que preconiza, entre vários objectivos, a substituição e modernização da sua frota e aposta em novas carreiras.
Este novo avião chegou ao país no último Sábado. O segundo, da mesma série, chegará ao país até ao final do mês de Setembro próximo.