A cantora americana Lady Gaga foi a grande vencedora do MTV Europe Music Awards, o prêmio da MTV Europa, que foi entregue neste domingo (07/11), em Madri. A artista americana foi escolhida pelo público europeu nas categorias de melhor cantora, melhor artista pop e melhor música do ano (Bad Romance). Lady Gaga estava em turnê em Budapeste e recebeu a premiação através de transmissão de vídeo.
Na sua terceira aparição na tela, a artista não decepcionou os fãs, usando uma roupa de plástico exótica e provocante. Com cinco indicações, ela era tida como favorita, ao lado de Katy Perry, que levou o prêmio de melhor videoclipe do ano por California Gurls.
Usando roupas criadas por Victoria Beckham, a atriz Eva Longoria (da série Donas de Casa Desesperadas) comandou a noite dominada por perfomances ao vivo de artistas norte-americanos: Linkin Park, Kings of Leon, Miley Cyrus e Rihanna.
O público de mais de 20 países europeus escolheu os vencedores das diversas categorias através do site da MTV. Entre os premiados estão Ke$ha (artista revelação), Eminen (artista de hip hop), Paramore (banda alternativa), 30 seconds to Mars (artista de rock).
Bon Jovi encerrou a festa e foi o grande homenageado da noite ganhando o prêmio de ícone global. “Obrigado por ter nos feito ícones,” declarou o líder da banda ao receber o prêmio. “Quero agradecer a todos na MTV por essa inacreditável jornada de mais de um quarto de século.” De acordo com a MTV, a banda vendeu mais de 125 milhões de álbuns e se apresentou para mais de 35 milhões de pessoas.
Shakira, que havia aberto a premiação cantando seu novo sucesso Loca ao lado do rapper inglês Dizzee Rascal, recebeu o prêmio Free Your Mind (abra sua mente), devido ao seu trabalho social em prol da educação de crianças em todo o mundo. Dois fenômenos teens impediram o domínio completo da noite por parte de artistas norte-americanos.
O canadiano de 16 anos Justin Bieber bateu os favoritos Eminen e Kanye West na categoria de melhor cantor.
Entre as principais categorias, o grupo alemão Tokio Hotel foi o único vencedor europeu, levando o prêmio da categoria melhor show do world stage, que premia a melhor apresentação num evento da MTV.