Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Agricultura supera limite de receitas em Nampula

O sector da agricultura na província de Nampula colectou para os cofres do Estado um montante de 19 milhões de meticais. O valor supera em cerca de seis milhões de meticais em relação à meta planificada em termos de arrecadação de receitas como contribuição para o Orçamento Geral do Estado para o corrente ano.

 

 

Dados daquele sector em nosso poder que reflectem o seu desempenho relativo aos três primeiros trimestres em relação à meta anual concluem que o sucesso no cumprimento das metas foi influenciado pela execução positiva das áreas de florestas e pecuária que atingiram 185 por cento e 132 por cento respectivamente em relação ao limite de cobranças fixadas para o período em análise.

Para as florestas e fauna bravia cujo limite mínimo de cobranças foi fixado em oito milhões de meticais, atingiu 14.800 milhões de meticais.

A propósito, o responsável daquela área, Imede Falume, explicou que o facto ficou a dever-se às multas aplicadas aos operadores furtivos de recursos florestais, em particular da madeira.

Também a meta da área da pecuária para o período em referência, fixada em 360 mil meticais, foi superada, tendo alcançado a fasquia de 474 mil meticais, que reverteram para os cofres do Estado.

O desempenho positivo foi influenciado pelas cobranças de taxas diversas aos criadores de gado, entre vacinações e outros tratamentos aos animais.

A meta global do sector da agricultura vai subir consideravelmente até final do ano, facto que vai determinar o melhoramento das condições internas de trabalho numa altura em que as suas atenções estão viradas para o incremento dos rendimentos agrícolas da presente campanha, lançada oficialmente no mês passado, com uma meta fixada em cerca de 5.150 milhões de toneladas.

Com efeito o governo provincial decidiu presentear o sector da agricultura com seis viaturas que vão reforçar as actividades ao nível das direcções distritais de actividades económicas de Malema, Mecuburi, Meconta , Mogincual, Nacaroa e Ribáuè.

O governador de Nampula, Felismino Tocoli, que orientou a cerimónia de entrega das referidas viaturas, apelou aos beneficiários para o correcto uso das mesmas, sobretudo em actividades que possam reflectir-se no sucesso da presente campanha agrícola, tendo em conta as responsabilidades conferidas centralmente à província de cobrir o défice das restantes regiões do país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!