Um jovem aparentando ter 20 anos de idade morreu esmagado por um autocarro dos Transportes Públicos de Maputo, numa história que começa com uma perseguição após o roubo de um telemóvel no mercado informal Estrela Vermelha.
O facto ocorreu na manhã desta terça-feira, junto à zona da Belita, na Avenida Eduardo Mondlane. Segundo testemunhas, o malogrado fez-se passar por cliente no mercado do Estrela Vermelha, apreciando telemóveis, quando na verdade a sua intenção era roubar, facto que ocorreu com alguma mestria, pois conseguiu ludibriar o vendedor, apoderando-se do “celular”.
Segundo as testemunhas, o jovem atropelado mortalmente pôs-se em fuga com o aparelho num dos bolsos das calças. Apercebendo-se da situação, o dono do telefone encetou, com ajuda de mirones, uma perseguição que culminaria na captura do larápio.
Durante a tentativa de levá-lo ao local do crime, o ladrão escapuliu-se das mãos do proprietário do aparelho, pondo-se novamente em fuga. Desta vez, o gatuno, cujo nome não conseguimos apurar, tentou despistar a multidão que o perseguia, metendo-se debaixo de um autocarro dos TPM que na altura se preparava para iniciar a marcha.
Nesse instante, o larápio foi colhido pelas rodas traseiras do machimbombo, tendo ficado com a cabeça completamente esmagada. O condutor do autocarro afirmou que não se apercebeu da presença do jovem. Ele e o dono do telemóvel foram encaminhados à 5ª esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) para averiguações.