A claque do Barcelona comemorou em dobro este domingo, na continuação da 19ª jornada do Campeonato Espanhol. Além de ver a equipe ter mais uma apresentação de gala na goleada sobre o Málaga por 4 a 1, saboreou o tropeço do arquirrival Real Madrid, que apenas empatou com o lanterna Almería em 1 a 1. Com os resultados, os catalães chegaram a 52 pontos e aumentaram para quatro a diferença para a equipe merengue.
Esta foi simplesmente a 13ª vitória consecutiva do Barcelona, que chegou à incrível marca de 50 golos de saldo, com 61 marcados e apenas 11 sofridos. Bola de Ouro da FIFA, Lionel Messi desta vez não marcou, mas deu duas assistências perfeitas para golos de Pedro e David Villa. Andrés Iniesta abriu o marcador e o mesmo Villa fechou com seu segundo. Para o Málaga, descontou em bela cobrança de falta com o português Duda.
A festa foi iniciada aos sete minutos. Em grande jogada, Daniel Alves viu Iniesta livre na entrada da área e tocou para o espanhol chutar de primeira e marcar um belo golo. Dez minutos depois, o segundo saiu de uma jogada que deflagra outro ponto de sucesso do Barça: com marcação sob pressão no ataque, Sergio Busquets roubou a bola, passou para Messi, que deixou David Villa livre para marcar. Pedro encerrou o show no primeiro tempo, marcando após ressalto do guarda-redes.
Na segunda etapa, o Barcelona contrariou sua essência e tirou o pé do acelerador, permitindo ao Málaga diminuir com Duda. Para evitar que o rival acreditasse na possibilidade de reagir, Xavi deixou Villa de frente para o golo. O atacante driblou o guarda-redes com calma e encerrou a goleada, marcando seu 14º golo na competição (Cristiano Ronaldo é o melhor artilheiro com 22 e Messi tem 18).
Real tem fraca atuação
Na teoria, o duelo entre o poderoso Real Madrid e o lanterna Almería tinha tudo para ser um massacre, assim como o Barcelona havia feito nos 8 a 0 da primeira volta. Mas em campo, a equipa de José Mourinho não foi nem sombra daquele que vinha atropelando grande parte dos rivais. Kaká foi titular no lugar de Karim Benzema, mas, assim como boa parte do elenco, não teve boa atuação e foi substituído no segundo tempo.
Já com dificuldades no primeiro, o Real complicou-se ainda mais com o golo de Ulloa, num belo remate que surpreendeu Iker Casillas. No final, a pressão dos madridistas fez efeito, assim como as substituições de Mourinho. O golo de empate veio com dois jogadores que entraram, com Benzema ajeitando para Esteban Granero acertar um belo chute cruzado.
O final ainda reservou fortes emoções. Aos 48 minutos, Cristiano Ronaldo cobrou falta e acertou uma bomba no travessão. Não era dia do Real, que chegou ao terceiro empate fora de casa no campeonato.
Valencia segue na briga
No outro jogo deste domingo, o Valencia derrotou o Deportivo La Coruña por 2 a 0 com golos de Mathieu e Pablo Hernández e firmou-se na quarta colocação com 37 pontos, dois a menos que o Villarreal.
Confira os resultados da 19ª jornada do Campeonato Espanhol:
Getafe 0 x 4 Real Sociedad
Zaragoza 1 x 0 Levante
Sporting Gijón 2 x 0 Hércules
Villarreal 4 x 2 Osasuna
Athletic Bilbao 2 x 1 Racing Santander
Sevilla 1 x 2 Espanyol
Valencia 2 x 0 Deportivo La Coruña
Almería 1 x 1 Real Madrid
Barcelona 4 x 1 Málaga