O Barcelona derrotou este sábado o Mallorca por 3 a 0, fora de casa, em jogo da 25ª jornada do Campeonato Espanhol. Como sempre, o roteiro incluiu um golaço de Lionel Messi, o seu 26º na competição, além de um de David Villa e outro de Pedro. Com o triunfo, o Barcelona chega aos 68 pontos e vê sua liderança ainda mais consolidada após a visita do Real Madrid ao Deportivo La Coruña – que acabou num empate em 0 a 0. Os merengues estão agora a sete pontos dos catalães.
A vitória foi merecida, pois o Barcelona buscou muito mais o ataque. O Mallorca preocupou-se durante todo o jogo em não dar espaço para o adversário e pouco atacava, e quando o fazia não tinha qualidade suficiente para assustar o guarda-redes José Manuel Pinto. Paulatinamente, o Barcelona foi encontrando o seu ritmo.
Aos 30 minutos Messi recebeu livre, na cara de Dudu Aouate, após combinação de passes entre Villa e Andrés Iniesta. Porém a definição não foi a de praxe e Messi mandou, de pé canhoto, por cima da baliza.
Para corrigir o erro da jogada anterior, o argentino resolveu assinar uma obra de arte. Após belo lançamento de Seydou Keita, Messi dominou com o peito e em seguida ajeitou com a cabeça. Este simples movimento serviu para deslocar Aouate. Sem deixar a bola cair, o camisa 10 fez um chapéu ao guarda-redes do Mallorca com um toque de cabeça.
No segundo tempo, logo aos 11 minutos, o Barcelona ampliou o marcador. Aproveitando uma falha do sistema defensivo do Mallorca, Villa recebeu belo lançamento de Sergio Busquets, driblou o guarda-redes e tocou para a baliza vazio. O belo golo de Villa empolgou a equipe. Aos 21 minutos Pedro recebeu na ponta esquerda. O atacante optou pela jogada individual, avançou, cortou para o meio e mandou um remate forte de fora da área.
Sem golos na Galícia
O Real Madrid fez um grande favor ao Barcelona, ao empatar em 0 a 0 com o La Coruña, no Estádio Riazor. A equipe merengue bem que criou boas jogadas, principalmente com o brasileiro Kaká. O médio fez um bom primeiro tempo, sendo substituído na segunda etapa por Ángel Di María. Porém, as conclusões de Cristiano Ronaldo e Karim Benzema pararam no guarda-redes Daniel Aranzubia e na defesa do La Coruña, que se portou de forma sólida durante toda a partida.
O segundo tempo continuou com a mesma toada. Só o Real Madrid atacava, esbarrando no paredão do Deportivo. Aos 28 minutos, Emmanuel Adebayor, que entrara no segundo tempo no lugar de Lass Diarra, acertou a trave de Aranzubia. Aos 33 foi a vez de Cristiano Ronaldo acertar o poste do Depor.
Empate no Calderón
Atlético de Madrid e Sevilla empataram em 2 a 2 este sábado no Estádio Vicente Calderón, em Madri, pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol. O resultado foi péssimo para ambos, que ficam estagnados em suas posições de antes do início da jornada. O Sevilla é o sétimo, agora com 36 pontos, enquanto o Atlético de Madrid é o oitavo com 35.
O resultado só não foi pior para as duas equipes porque a Real Sociedad foi goleada pelo Espanyol por 4 a 1 e, assim, não pôde ultrapassá-los. O Sevilla marcou primeiro, aos 42 minutos do primeiro tempo através do atacante Álvaro Negredo. O empate do Atlético de Madrid veio logo aos dois minutos da segunda etapa, com Koke.
Melhor em campo, a equipa visitante voltou a ficar na frente com um golo de Ivan Rakitic aos 21 minutos. Porém o Atlético decretaria a igualdade aos 32 com José Antonio Reyes. O atacante Luis Fabiano esteve em campo mas fez uma partida discreta, sendo substituído no final do jogo pelo também brasileiro Renato. Nesta semana o jogador foi personagem de uma polêmica sobre uma possibilidade de saída do Sevilla. O próprio Luis Fabiano negou pelo Twitter tal intenção.
Confira os resultados da 25ª jornada:
Atlético de Madri 2 x 2 Sevilla
Espanyol 4 x 1 Real Sociedad
Sporting Gijón 0 x 0 Zaragoza
Mallorca 0 x 3 Barcelona
Deportivo La Corunã x Real Madrid
Hércules 0 x 0 Getafe
Levante 2 x 1 Osasuna
Racing Santander 2 x 2 Villarreal
Athletic Bilbao 1 x 2 Valencia