Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Kuphaluxa leva escritores às escolas da Matola e Maputo

Inserido nas comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, o Movimento Literário Kuphaluxa leva os escritores Calane da Silva, Nelson Lineu e Hosten Yassin Ali às escolas secundárias da Zona Verde, no município da Matola, e do ISCTEM, na cidade de Maputo. As visitas serão efectuadas nesta quarta-feira (22), a partir das 08 horas.

A iniciativa visa colocar em contacto directo os escritores e os alunos. É, também, objectivo do Kuphaluxa, neste gesto de incentivo e promoção da leitura, buscar mais personagens no sistema literário nacional que, nesta fase, carece de apreciadores – leitores –, principalmente adolescentes e jovens.

Por outro lado, o Movimento Literário Kuphaluxa pretende contribuir para a melhoria da qualidade dos educandos, reduzindo a distância existente entre estes e as obras literárias que são o suporte das mentes criativas.

Calane da Silva, que vai palestrar as 08h30 na Escola Secundária da Zona Verde, é já conhecido académico, pesquisador, escritor e poeta da mais relevante qualidade no país e poderá ser o portador das palavras da valorização do livro e de “incitação” à leitura.

Por sua vez, Hosten Yassin Ali, jovem e já com “pegadas” firmes no seu percurso literário vai a Escola Secundária do ISCTEM, acompanhado pelo poeta Nelson Lineu para fazerem a mesma frente de buscar mais leitores.

Na verdade, esta é a parte contínua do trabalho do Movimento Literário Kuphaluxa que existe há mais de cinco anos e que aposta num futuro Moçambique literário, em que o livro tenha seu espaço nas famílias e em todas esferas sociais, não obstante a pobreza ser a razão para a falta e a má qualidade de leitura o que origina fragilidades em várias vertentes do desenvolvimento de Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!