Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

KUGOMA capacita crianças em cinema de animação

À semelhança das edições anteriores, o KUGOMA realizou, em parceria com o Festival Monstra, de Lisboa, uma série de oficinas de capacitação na produção e projecção de cinema de animação, direccionadas as crianças do ensino primário, afectas a diversas escolas da cidade de Maputo. O evento teve lugar, na passada quarta-feira (23), no Centro Cultural Franco-Moçambicano, na capital do país.

Dirigidos pelos realizadores e docentes Wilson Lazaretti, de Brasil e Fernando Galrito, de Portugal, as aulas incluíram demonstrações de montagem de animações, que incluem desde a parte das fotografias, das vozes, da montagem dos rostos ate dos movimentos, que, mais tarde, transforma-se em vídeos.

De acordo com o realizador e director do Festival Monstra, de Lisboa, Fernando Galrito, o ciclo de cinema infantil é uma oportunidade para que, além de apreenderem com a mensagem expressa em cada um filme, os alunos consigam ver a outra realidade do cinema distante das câmeras cinematografias. “O ciclo Monstra foi feito pensando nas crianças das escolas primárias, porque, por sua vez, são mais do que cómicos. Trazem abordagens didácticas. São trabalhos dos mais prestigiados realizadores de Canadá, Rússia, Inglaterra, Bélgica, Portugal, entre outros”, disse Galrito.

Contudo, surpreendentemente, enquanto os petizes faziam as suas brincadeiras no pátio do Franco, os organizadores do KUGOMA, tiravam algumas fotografias, as quais foram, posteriormente, transformadas em filme de animação, onde os estudantes eram os autores. O momento, diga-se, foi impressionante, pois os petizes apreenderam a lição: tudo é possível.

Refira-se que nesta quinta feira (24), a partir das 18 horas, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, O KUGOMA exibirá filmes de curta-metragem dos realizadores moçambicanos como, Chico Carneiro, Natércia Chicane, Diovargildio Chaúque, a Associação Luarte e o argentino Fabian Ribezzo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!