Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Khatami retira candidatura à presidência

O ex-presidente reformista iraniano Mohammad Khatami decidiu retirar sua candidatura para as eleições presidenciais de 12 de junho, para apoiar o moderado Mir-Hossein Mussavi, anunciou um de seus colaboradores.

“Ele tomou a decisão de retirar a candidatura e fará o anúncio esta noite ou amanhã (terça-feira) em um comunicado”, afirmou a fonte, que pediu anonimato.

A saída de Khatami da corrida presidencial do Irã deixaria na disputa apenas o ex-primeiro-ministro Mussavi e o ex-presidente reformista do Parlamento, Mehdi Karubi.

O atual presidente iraniano, o ultraconservador Mahmud Ahmadinejad, ainda não anunciou se vai concorrer a um novo mandato, mas fontes próximas a ele afirmam que isso deve acontecer. Khatami, de 65 anos, tomou esta decisão para não fragmentar o eleitorado moderado e reformista.

Segundo o ex-presidente, citado pela agência Mehr, “certos adversários dos reformistas tentam criar divisões entre os partidários de Mussavi”. “Isso não nos interessa”, continuou, “dado que certos conservadores se inclinam para Mussavi, que acredita ser necessário mudar as coisas, e eu prefiro que ele, que é popular e mais capaz de aplicar seus programas, continue na disputa”, explicou Khatami.

Mussavi conta com o apoio tanto de conservadores como de reformistas. Depois da revolução de 1979, foi primeiro-ministro de 1981 a 1989, ano em que o cargo foi suprimido por uma mudança na Constituição iraniana.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!