A companhia irlandesa Kenmare pretende investir 200 milhões de dólares para expandir a sua produção nas Areias Pesadas de Moma cuja mina se localiza em Topuito, distrito de Moma, província de Nampula, Norte de Moçambique.
Segundo escreve, terça-feira, o jornal “Notícias”, com este investimento, a companhia tenciona incrementar o volume de produção de minerais em até 50 por cento com o objectivo de responder o aumento da procura de ilmenite, rutilo e zircão pela China.
As obras de expansão do empreendimento iniciam no primeiro trimestre de 2011, esperando-se que estejam concluídas até finais de 2012. O representante da Kenmare em Moçambique, Garreth Clifton, disse que a produção actual de ilmenite situa-se em 800 mil toneladas/ano, 55 mil toneladas de zircão e 18 mil toneladas de rutilo.
Assim, com o aumento da capacidade, a produção de ilmenite passará a atingir 1200 milhões de toneladas/ano, 80 mil toneladas de zircão e 22 mil toneladas de rutilo. “Vamos construir uma nova unidade de separação magnética de alta intensidade que estará localizada num novo edifício que pode ser construído sem interferência nas operações existentes”, disse Clifton.
Igualmente, ele disse que está prevista a construção de uma unidade auxiliar de processamento de ilmenite. O investimento será também aplicado para a aquisição da terceira draga que vai operar na nova lagoa de dragagem a ser aberta para aumentar a capacidade de extracção de minérios pesados bem assim na construção de mais uma fábrica de concentração.
Outra prioridade da Kenmare tem a ver com a modernização das duas dragas em operação neste momento visando dotálas de maior capacidade de operacionalidade.