Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Karzai: Afeganistão incapaz de financiar Exército nos próximos 15 a 20 anos

O presidente afegão, Hamid Karzai, afirmou na terça-feira que o país não terá recursos para financiar as próprias forças de segurança nos próximos 15 a 20 anos. “Para os próximos 15 a 20 anos, o Afeganistão não será capaz de financiar por seus próprios meios uma força de tal natureza”, declarou Karzai em uma entrevista colectiva conjunta em Cabul com o secretário de Defesa americano, Robert Gates.

“Esperamos que a comunidade internacional e os Estados Unidos, nosso primeiro aliado, ajudem o Afeganistão a financiar esta força de segurança”, disse. “O Afeganistão desejaria ter a responsabilidade de financiar suas próprias forças, mas isto não será possível nos próximos 15 anos”, destacou. Karzai reiterou o objectivo de assumir o controle da segurança do país em cinco anos.

Gates desembarcou na terça-feira em Cabul para conversar com Karzai sobre a decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de enviar 30.000 soldados a mais como reforço – somando no total 100.000 homens – para combater a insurgência islamita. Esta é a primeira visita oficial ao Afeganistão de um funcionário do governo americano desde o anúncio feito por Obama há uma semana. O ministro britânico da Defesa, Bob Ainsworth, também chegou na terça-feira ao Afeganistão para uma visita surpresa, horas depois do anúncio de que o número de soldados britânicos mortos no país em 2009 chegou a 100.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!