O conceituado artista gráfico da província de Nampula, Justino Cardoso, lançou, esta quarta-feira (30), no Museu Nacional de Etnologia, uma exposição fotográfica em banda desenhada intitulada “História da Fiscalidade de Moçambique”.
A mostra aborda a origem e o percurso da fiscalidade dos séculos X a XX. Trata-se de um trabalho iniciado em 2009 a pedido das Alfandegas de Moçambique e contém 30 pranchas. Pode ser visto pelo público até Março próximo, altura em que será exibido em Maputo.Nas fotografias, o autor descreve as principais rotas de comércio praticado nos tempos passados, bem como os principais fiscalizadores.
Justino Cardoso disse que este é o primeiro trabalho de arte gráfica de banda desenhada sobre história da fiscalidade feito em solo pátrio. Com ele pretende transmitir informações sobre os primeiros comerciantes que escalaram o mercado moçambicano.
Os persas e os árabes foram os primeiros que exerceram a actividade comercial, principalmente na região costeira da província de Nampula, tais como Ilha de Moçambique, Matibane (distrito de Nacala-porto), Mossuril.