Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jovens terminam formação em matéria de alfabetização

Trata-se de vinte jovens de diversas associações da sociedade civil que terminaram a sua formação em matéria de alfabetização e educação de adultos, oferecida pela rede Reflect Moçambique.

Na cerimónia de enceramento, que teve lugar, último Sábado, os formandos mostraram a sua satisfação com a iniciativa levada a cabo pela Rede Reflect Moçambique e também agradeceram pela coragem e determinação com que esta organização toma o assunto da alfabetização.

O Coordenador Nacional da Rede Reflect Moçambique, José Ferreira disse no acto de enceramento que esta é a primeira formação deste âmbito, realizada em Moçambique, o que significa que os vinte formandos são os primeiros a ser formados no modelo Reflect.

Elisa Machel, uma das formadas, disse ao @Verdade que esta formação trouxe uma nova abordagem dos conceitos de alfabetização e educação de adultos, na medida em que a política educacional do Reflect pressupõe o uso de métodos participativos, em que todos contribuem e o alfabetizador desempenha a função de facilitador e não de detentor e transmissor de conhecimento, como acontece nos processos convencionais.

O processo que teve inicio no dia 22 de Outubro, visava fortalecer as capacidades dos jovens na monitoria e gestão dos centros de alfabetização, bem como capacita-los na criação de centros para a implementação deste modelo.

De salientar que a Rede Reflect Moçambique é membro do Reflect Internacional, cuja política educacional desta ultima é baseada nas técnicas do Diagnostico Rural Participativo e na filosofia do pedagogo brasileiro Paulo Freire.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!