Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jovens beneficiam de financiamentos para combater o desemprego em Nampula

As autoridades governamentais a nível da província de Nampula têm vindo a multiplicar esforços no sentido de tentar combater ou minimizar o nível galopante do desemprego no seio da cama mais jovem, através da disponibilização de fundos aos vários projectos criados por eles e direccionados, fundamentalmente à geração de comida e rendimento, tendo até agora sido financiados perto de 50 projectos, alguns de vulto, através do Fundo de Desenvolvimento Distrital, segundo deu a conhecer aos jornalistas de diversos órgãos de comunicação social a directora provincial da Juventude e Desportos de Nampula, Ângela Reane.

Aquela responsável explicou que o financiamento é feito através do programa denominado “Pró-Jovem”, o qual conta, igualmente, com os fundos que estão sendo colectados no processo de reembolso dos primeiros beneficiários do Fundo de Desenvolvimento Distrital, vulgo “sete milhões”.

A fonte disse que, embora não se possa, neste momento, quantificar quantos jovens se beneficiaram até agora desses financiamentos que estão a ser feitos pelo governo no âmbito de combate ao desemprego nesta camada da sociedade, por se estar ainda a fazer levantamentos, acredita que são centenas de jovens da província de Nampula que já criaram os seus postos de emprego. “O financiamento dos projectos abre uma prerrogativa, por um lado, de poderem ser financiados jovens individualmente, desde que os seus projectos sejam sustentáveis e, por outro, podem beneficiar-se desses fundos jovens associados ou grupos de 3 ou 4 jovens solidários”, explicou a directora provincial da Juventude e Desportos.

Num outro desenvolvimento, Ângela Reane afirmou que, tendo em conta que o desemprego afecta grande número de jovens nesta parcela do país, o governo vai continuar a financiar, em parceria com outras entidades do sector público e privado, os projectos que visam aliviar deste mal esta camada da sociedade no âmbito, também, do combate à pobreza absoluta. Entretanto, as direcções do Conselho Provincial da Juventude e assim como da cidade de Nampula, têm vindo a fazer apelos, quer em reuniões com os jovens, quer noutros fóruns, sobre a necessidade de os jovens imbuírem-se do espírito empreendedor, incluindo os que, ainda, não se beneficiaram desses financiamentos. Por conseguinte, numa reunião de jovens havida num passado recente na cidade de Nampula, foi referido que governo provincial está a fazer um grande trabalho, ao incentivar os jovens a criarem os seus próprios empregos ao invés de só esperarem que apareça alguém ou alguma empresa a oferecer-lhes emprego.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!