Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jovem moçambicana em 2º lugar nas Olímpiadas de Matemática da CPLP

Angel Cassandra Lázaro, de 16 anos de idade, foi a segunda melhor nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizadas recentemente em Salvador, no Brasil, um feito que acontece pela segunda vez consecutiva.

A premiada é estudante da 11ª Classe, na Willow International School, sedeada na Matola, Província de Maputo, e conseguiu uma medalha de bronze, num evento em que participaram mais três estudantes nacionais, oriundos de Manica, Gaza e Sofala.

Segundo conta a jovem, não foi fácil estar entre os melhores participantes num jogo de conhecimento disputado por 28 candidatos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Portugal e Timor.

“Foi uma grande responsabilidade representar o país no concurso e um grande desafio porque, estavam lá concorrentes que já concluíram o 12º ano de escolaridade, e consegui estar entre os melhores nas finais”, disse Angel.

Os estudantes foram submetidos a diversos conhecimentos sobre Matemática, com destaque para Geometria, Álgebra, Combinatória, Teoria dos números subcapítulos, o que dificultou o alcance do primeiro lugar por Angel.

“Eu tive uma rasteira a Geometria, porque não é meu forte. Mas acredito que nas próximas competições estarei em melhores condições para ser galardoada com ouro ou prata”, explica a estudante.

Ainda em dúvida sobre o que quer seguir no futuro, Angel encontra na Medicina e Economia bases para desenvolver o país, com promessas de representar cada vez mais Moçambique nas próximas disputas internacionais em Matemática.

O vice-director da escola, Bernardo Gastão, disse ao Notícias que a participação da estudante nas Olimpíadas da CPLP é resultado de um investimento da instituição em criar condições para a competição do país nestes eventos.

“O que nós queremos é garantir que cada vez mais alunos participem e por isso temos criados clubes de Matemática, Física, Química e Agro-pecuária para fornecer aos alunos um leque amplo de conhecimentos nestas áreas”, afirmou Gastão. As próximas Olimpíadas da CPLP terão lugar em Julho de 2013 na capital do país, Maputo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!