Angel Cassandra Lázaro, de 16 anos de idade, foi a segunda melhor nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realizadas recentemente em Salvador, no Brasil, um feito que acontece pela segunda vez consecutiva.
A premiada é estudante da 11ª Classe, na Willow International School, sedeada na Matola, Província de Maputo, e conseguiu uma medalha de bronze, num evento em que participaram mais três estudantes nacionais, oriundos de Manica, Gaza e Sofala.
Segundo conta a jovem, não foi fácil estar entre os melhores participantes num jogo de conhecimento disputado por 28 candidatos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Portugal e Timor.
“Foi uma grande responsabilidade representar o país no concurso e um grande desafio porque, estavam lá concorrentes que já concluíram o 12º ano de escolaridade, e consegui estar entre os melhores nas finais”, disse Angel.
Os estudantes foram submetidos a diversos conhecimentos sobre Matemática, com destaque para Geometria, Álgebra, Combinatória, Teoria dos números subcapítulos, o que dificultou o alcance do primeiro lugar por Angel.
“Eu tive uma rasteira a Geometria, porque não é meu forte. Mas acredito que nas próximas competições estarei em melhores condições para ser galardoada com ouro ou prata”, explica a estudante.
Ainda em dúvida sobre o que quer seguir no futuro, Angel encontra na Medicina e Economia bases para desenvolver o país, com promessas de representar cada vez mais Moçambique nas próximas disputas internacionais em Matemática.
O vice-director da escola, Bernardo Gastão, disse ao Notícias que a participação da estudante nas Olimpíadas da CPLP é resultado de um investimento da instituição em criar condições para a competição do país nestes eventos.
“O que nós queremos é garantir que cada vez mais alunos participem e por isso temos criados clubes de Matemática, Física, Química e Agro-pecuária para fornecer aos alunos um leque amplo de conhecimentos nestas áreas”, afirmou Gastão. As próximas Olimpíadas da CPLP terão lugar em Julho de 2013 na capital do país, Maputo.