Uma jovem mãe, 21 anos de idade, encontra-se recolheu às celas do comando da PRM do Búzi, em Sofala, indiciada de ter estrangulado a sua própria filha, Isabel Manuel, de um ano de idade.
Fonte policial, citada pelo jornal Diário de Moçambique (DM), afirmou que a progenitora justificou o cometimento do crime, ocorrido no mês de Junho, como forma de se livrar da filha que, segundo a encarcerada, andava sempre doente.
“Ela alega ter estrangulado a sua filha porque andava sempre doente. Depois do assassinato, a mãe abandonou o corpo na machamba, mas este viria a ser descoberto mais tarde por vizinhos, que apresentaram a queixa às autoridades”, disse Sididi Paulo, oficial de imprensa no comando provincial da PRM de Sofala.
A oficial revelou na ocasião que em Chibabava, encontra-se detido Joaquim Silva, de 25 anos de idade, indiciado de ter espancado a sua esposa à paulada até à morte. O facto ocorreu na localidade de Hode, na residência do casal. Em vida, a vítima respondia pelo nome de Essita Muchanga e tinha 22 anos de idade.
“O detido alega ter cometido o crime por motivos passionais”.
Já na vila sede distrital de Marromeu, desconhecidos munidos de instrumentos contundentes, assassinaram uma anciã de 57 anos de idade, que em vida respondia pelo nome de Páscoa Castenha.
“Os bandidos, ainda a monte, introduziram-se na residência da finada, tendo-a espancado em seguida com recurso a instrumentos contundentes até à morte.