Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jovem líder da oposição detido na Gâmbia

O responsável dos jovens do Partido Unido Democrático (UDP, oposição) da Gâmbia, Ebrima Solo Sandeng, foi detido, quinta-feira, por elementos da Agência Nacional de Inteligência (NIA), anunciou o chefe deste partido, o advogado Ousainou Darboe.

“Não conhecemos o motivo da sua detenção nem o seu paradeiro. Fui contactado ontem pela sua mulher, Saili Sonko, que me informou que os agentes da NIA foram à sua casa, pediram para falar com ele e, quando saiu, detiveram-no”, confiou terça-feira Darboe em Banjul.

O líder da UDP qualificou esta detenção efectuada pelo Governo do Presidente Yahya Jammeh de rapto, terrorismo e de ser inconstitucional e apelou ao poder para libertar ou julgar Sandeng imediatamente diante de um tribunal. A detenção de líderes da oposição é frequente na Gâmbia, mas as autoridades sempre desmentiram.

Alguns desaparecem para sempre, como o jornalista do “Daily Observer”, Cheif Ebrima Manneh, detido no seu gabinete a 7 de Julho de 2006 e que ainda não foi encontrado.

Ebrima Solo Sandeng, e quatro outros responsáveis dos jovens da UDP e três militantes foram presos na semana passada pela Polícia gambiana por “agrupamento ilegal” depois duma reunião em Tanjie que, segundo os organizadores, foi apenas “um encontro especial de jovens”.

Todas estas pessoas foram em seguida postos em liberdade pela Polícia. Ainda não houve nenhuma reacção oficial relativamente à detenção de Ebrima Solo Sandeng.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!