Depois de Pedro Nunes ter confirmado, na semana passada, o abandono da selecção nacional de Moçambique nas vésperas do Campeonato Mundial de Hóquei, Angola-2013, a Federação Moçambicana de Patinagem (FMP) anunciou, na terça-feira última (09), o nome de José Querido como o novo seleccionador nacional.
A escolha de José Querido para ocupar o cargo de seleccionador de hóquei em patins foi feita pelo respectivo presidente da federação, Nicolau Manjate, sob indicação de Pedro Nunes, em virtude da indisponibilidade deste último que assinou, recentemente e por dois anos, um contrato com o Sport Lisboa e Benfica, para assumir o comando da equipa principal daquele clube português campeão da Europa.
O novo timoneiro tem como principal missão orientar Moçambique no Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, prova que vai decorrer entre 20 e 29 de Setembro próximo em Angola. José Querido, um indivíduo renomado a nível do hóquei em terras lusas, foi seleccionador nacional de Portugal e em 2005 levou aquele conjunto à conquista da medalha de bronze no “Mundial” dos Estados Unidos da América. Esteve recentemente a treinar o Óquei Clube de Barcelos, equipa que terminou na oitava posição na última edição do campeonato português.
Pedro Tivane, seleccionador nacional adjunto, que logo após a renúncia de Pedro Nunes era cotado como seu sucessor, continuará a exercer o cargo de número dois pois, segundo a imprensa portuguesa, ele não tem habilitações mínimas exigidas para orientar uma selecção num campeonato do mundo da modalidade. É que a Federação Internacional de Hóquei (FIH) exige que um treinador principal tenha, no mínimo, o nível III.
De referir que o objectivo de Moçambique nesta competição passa, necessariamente, por alcançar ou melhorar a quarta posição conquistada no último campeonato mundial que teve lugar em San Juan, na Argentina, em 2011.
Moçambique vai treinar com o Sporting
O Sporting Clube de Portugal disponibilizou a sua equipa de hóquei em patins para a realização de jogos treino com Moçambique durante o estágio que esta selecção vai realizar em Portugal na última semana de Agosto. Segundo revelou nesta semana a imprensa portuguesa, o acordo foi firmado na última segunda-feira (08) entre Gilberto Borges, dirigente do clube português e Nicolau Manjate, presidente da FMP.
Os jogos de preparação, em número não especificado, terão lugar no Pavilhão Municipal José Gouveia, em São João da Talha, Loures.