Três jornalistas e um condutor da viatura em que se faziam transportar morreram num acidente de viação do tipo despiste e capotamento, ocorrido na manhã de quinta-feira (01), no distrito de Monapo, província de Nampula.
Trata-se de Leonardo Gasolina, do Jornal @Verdade; Inocêncio João, da Rádio Moçambique; e Arsénio Marques, câmara-man da Rádio TV Gêmeas. Outros cinco ocupantes ficaram grave e ligeiramente feridos.
As vítimas, todas da delegação de Nampula dos órgãos de informação a que estavam afectas, deslocavam-se à cidade de Nacala-Porto, para uma missão de trabalho.
O carro com a matrícula AAU 846 MP, na altura conduzido por Fernando Eduardo, rebentou um dos pneus e capotou numa zona próximo da vila sede de Monapo, na Estrada Nacional número 8 (EN8).
Segundo a Polícia, o acidente deveu-se ao excesso de velocidade e problemas mecânicos. Um dos sobreviventes contou que o automobilista circulava a alta velocidade, tentando ganhar tempo, uma vez que tinha atrasado partir da cidade de Nampula para Nacala-Porto. A velocidade oscilava entre 110 e 140 Km/h.
Refira-se que o jornalista Luís Fernandes, do Diário de Moçambique, também pereceu num sinistro rodoviário, no distrito de Sussundega, província de Manica. No mesmo acidente, igualmente do tipo despiste e capotamento por excesso de velocidade, ocorrido há pouco mais de uma semana três ficaram gravemente feridas.