Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jornalista desaparecido no Mali

A Fundação da Imprensa para a África Ocidental (MFWA) declarou que o seu parceiro nacional no Mali, a Casa da Imprensa (MP), mobilizou a imprensa no país para trabalhar com vista a elucidar o desaparecimento de Birama Touré, jornalista do semanário de investigação “le Sphinx”.

Num comunicado transmitido segunda-feira à PANA em Dakar, o MFWA revelou que a 29 de Janeiro de 2016 o jornalista foi visitar familiares num subúrbio da capital maliana, Bamako. Por volta das 19 horas locais, ele deixou a casa familiar para a sua residência em Sébénikoro, igualmente em Bamako, mas desde então não foi ouvido nem visto.

Segundo o comunicado, para intensificar e coordenar os esforços com vista a encontrar o jornalista desaparecido, o MP mobilizou os jornalistas no Mali para uma conferência de imprensa.

O presidente da MP, Dramane Aliou Koné, afirmou que um comité de apoio foi criado para apoiar a campanha de sensibilização, publicando relatórios e informações regulares sobre a questão. Ele indicou igualmente que a MP obteve os serviços dum advogado para gerir todos os aspectos jurídicos do caso.

“Estamos mobilizados. O primeiro-ministro exortou a dois dos seus Ministérios para fazer o possível para encontrar o nosso colega. Cada dia, nós entramos em contacto com as autoridades para avaliar os progressos do esforço de busca”, sublinhou Koné.

A conferência de imprensa terá sido acompanhada por mais de 100 jornalistas que se comprometeram a manter a questão do desaparecimento do seu colega em permanência nos seus órgãos e ajudar a intensificarem a busca para o encontrar.

O comunicado notou que um folheto de alerta ao público sobre o desaparecimento foi igualmente distribuído pela Casa da Imprensa no quadro da campanha para encontrar Birama Touré.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!