Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Jomalu, perfil de um vencedor

Jomalu

É, sem dúvida nenhuma, um vencedor. Tal como se faz no processo de peneiração – em que se separam grãos menores dos maiores com o auxílio de uma peneira – o artista feza sua escolha. Na verdade, já foi actor de teatro, jogador de futebol, apresentador de televisão e hoje é um músico triunfante. No ano transacto, ganhou o prémio de “Canção Mais Votada” e, neste 2015, o de “Melhor Canção”, o maior galardão do Ngoma Moçambique referente ao ano de 2014. O seu nome é Jomalu Luís.

De todas as formas, a história de Jomalu Luís, vencedor do prémio “Melhor Canção”, não difere dos contos de muitos artistas consagrados da nossa Pérola do Índigo. Dentre eles – bons e maus -, pode-se contar com os dedos da mão os que não descobriram o seu talento nos grupos corais das igrejas. Por isso, de qualquer modo, o sucesso que o artista conquistou há sensivelmente 23 anos é fruto do seu credo.

Embora a sua relação com a música tenha iniciado na igreja, ainda criança, o dono de “Kongué” só começou a notabilizar-se por volta da década de 80. Na altura fazia parte de um agrupamento de músicos amadores chamado “Atrevidos”.

Em 1992, aquando da fundação do Majescoral, o artista integrou o grupo em que o seu talento não ficou ofuscado. No grupo, hoje encarregue de regravar o Hino Nacional – isso devido a algumas falhas existentes na letra – , Jomalu foi descoberto pelos já consagrados músicos moçambicanos Arão Litsure e José Mucavele.

Curiosamente, apesar da notabilidade que ganhou depois de ter sido “promovido” pelos artistas em alusão, antes da sua entrada no Majescoral, Jomalu trabalhava como corista para algumas figuras da nossa primeira arte. Dentre eles, Elvira Viegas, SalimoMuhamed e Wazimbo.A partir daí o artista foi mais longe, tendo entrado no Projecto Mabulo, como vocalista, onde conviveu com AntónioMarcos, DilonNdjindji, Chiquito, entre outros.

No ano 1997, Jomalu grava a sua primeira música, o que lhe valeu imprimir maior seriedade à sua carreira. Volvidos alguns anos, preocupado com a questão dos sonhos “inconcretizáveis”, o músico publicou o seu primeiro álbum Vidas Sem Orgasmo, uma colectânea de ideias que justificam o fracasso aquando da nossa luta pela concretização dos planos.

Como se pode entender na música, Jomalu toma (não seria diferente) o orgasmocomo o ponto mais alto de qualquer acção do bem. É, na verdade, o estágio mais procurado por todos. É preciso ter em mente que depois dessa metafórica música o artista lançou Cesariana, somando dois álbuns até agora existentes. Refira-se que, antes do fim deste 2015, Jomalu irá lançar o seu terceiro trabalho discográfico, ainda sem título.

“Kongué”

Kongué, Mulher em português, é a música classificada como a melhor do Ngoma Moçambique, edição 2014. De acordo com o autor, ela representa um clamor.

E explica: “eu vejo essa Mulher como se fosse a nossa terra – Moçambique. É, na verdade, um figura de personificação, pois falo das batalhas travadas no nosso país, dos sacrifícios pelo desenvolvimento….”.

De facto! Moçambique é essa mulher que protege, educa e alimenta os seus filhos.

Outros vencedores

Para além do nosso entrevistado, outros sete artistas foram galardoados nesta parada musical. Veja abaixo as categorias, os nomes e as respectivas canções dos vencedores.

Categoria: Revelação Feminina

Músico: Tchakaze

Canção: Donguissa

Categoria: Revelação Masculina

Músico: Belito

Canção: Kulaya

Categoria: Melhor Voz Feminina

Músico: Sizaquel

Canção: Sol

Categoria: Melhor Voz Masculina

Músico: Amostra Sobrinho

Canção: Wai Mussiro

Categoria: Canção Mais Votada

Músico: Aniano Tamele

Canção: Swivulavula

Categoria: Canção Mais Popular

Músico: Mr. Bow

Canção: Massinguitane

Categoria: *Prémio carreira

Músico: António Marcos

*Este prémio foi atribuído a este artista pelo conjunto de obras produzidas ao longo da sua ininterrupta carreira.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!