A edição de 2013 dos Jogos Mundiais dos Transplantados iniciou-se esta segunda-feira em Durban, na África do Sul, sob a égide do governador desta cidade, James Nxumalo.
Cerca de mil 200 atletas e adeptos, que ostentam as cores nacionais, marchavam, com uma bola de praia gigante dos jogos dos transplantados ao longo da célebre praia de Durban.
Na terça-feira, o programa dos Jogos Desportivos inciou-se com uma corrida de cinco quilómetros e com o primeiro torneio internacional de petanque(boliche) na África do Sul.
A Federação Mundial dos Jogos dos Transplantados (WTGF) organiza os jogos com vista a aumentar a sensibilização do público ao êxito da cirurgia de transplantação e a taxa de doações de órgãos.
A diretora executiva da Fundação das Doações de órgãos, Samantha Volschenk, indicou que, num dado momento, havia quatro mil pessoas na África do Sul que aguardavam pelas transplantações de órgãos e de córnea mas que, em média, apenas 600 operações de foram efetuadas num ano.
O maior contingente de atletas provém da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte com 298 atletas, seguido por 142 atletas dos Estados Unidos, 136 da África do Sul e 110 dos Países Baixos.