Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jogos Escolares: Maputo cidade sagra-se campeã absoluta da 11ª edição

A cidade de Maputo sagrou-se vencedora da edição 2013 do Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares, evento que teve lugar na província de Tete, entre os passados dias 20 e 28 de Julho. A 12ª edição está agendada para a província de Cabo Delgado, em 2015.

No futebol masculino, a província de Sofala conquistou a prova depois de derrotar, por 3 a 2, na final, a cidade de Maputo, que terminou na segunda posição seguida da província de Inhambane. Em femininos, o pódio ficou composto, por ordem de posição, pelas províncias da Zambézia, de Maputo (província) e cidade.

No basquetebol masculino, a província de Maputo conquistou a medalha de ouro, enquanto a cidade de Maputo amealhou a de prata, tendo a Zambézia ficado com o bronze, o mesmo cenário que se verificou no torneio em femininos, em que o ouro foi obtido por Maputo província, a prata pela cidade de Maputo e o bronze pela Zambézia.

No voleibol masculino, a primeira posição foi conquistada pela província da Manica, seguida pela província Cabo Delgado e Maputo cidade. Em femininos, a cidade de Maputo alcançou o primeiro posto, com a Zambézia a terminar em segundo e a província de Maputo a completar o pódio.

Nas provas de atletismo, a cidade de Maputo arrecadou um total de seis medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. A sua oponente directa, a província de Nampula, conquistou quatro medalhas de ouro, igual número de bronze, enquanto a terceira classificada, a província de Maputo, ficou com três de ouro, duas de prata e uma de bronze.

No andebol, a província de Sofala terminou no topo da prova em masculinos, seguida por Gaza e Manica, enquanto em femininos o pódio foi ocupado por Gaza, cidade de Maputo e Maputo província.

Já no xadrez, que se competiu apenas em masculinos, destacou-se a província da Zambézia que conquistou a medalha de ouro, tendo as províncias de Sofala e de Manica conquistado, respectivamente, as medalhas de prata e de bronze.

E por fim, no que à ginástica diz respeito, a província de Cabo Delgado foi a vencedora absoluta da prova, visto que a mesma foi disputada em diferentes escalões, com um total de 149 pontos, 10 medalhas de ouro, uma da prata e quatro de bronze, seguida somente pela cidade de Maputo.

Até ao fecho da presente edição, na última quarta-feira (31 de Julho), todas as delegações já se encontravam nas suas respectivas províncias. A próxima edição do Festival dos Jogos Desportivos Escolares está agendada para a província de Cabo Delgado, em Julho de 2015.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!