Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jogos da CPLP: Moçambique termina em quarto lugar

A delegação moçambicana que de 26 de Julho a 02 de Agosto participou na IX edição dos Jogos da CPLP terminou na quarta posição no quadro geral de medalhas, sendo que em 2012, na prova realizada em Mafra, Portugal, Moçambique ocupou o terceiro posto a seguir a de Portugal e ao Brasil. O combinado nacional conquistou um total de 20 medalhas, das quais seis de ouro, cinco de prata e nove de bronze. Edmilsa Governo foi a mais premiada com três medalhas de ouro.

À partida para este certame Moçambique tinha como objectivo melhorar o terceiro lugar alcançado em Mafra em 2012, todavia, apesar de ter conquistado mais medalhas em Angola comparativamente à prova disputada em terras lusas, 20 contra 16, Moçambique caiu uma posição na classificação geral. A delegação moçambicana terminou na quarta posição, trocando de lugar com o país anfitrião da IX edição dos Jogos CPLP que, no certame anterior, tinha ocupado o quarto lugar.

Para que a delegação nacional conseguisse esse feito, foi indispensável o contributo do atletismo paraolímpico que amealhou 10 medalhas, sendo cinco de ouro e as restantes de prata.

Com vista a lograr-se este êxito, foi imprescindível o contributo da atleta paralímpica do Matchedje, Edmilsa Governo que, ganhou três das cinco medalhas de ouro conquistadas pelos atletas paraolímpicos, nas provas de 100, 200 e 400 metros. As restantes foram amealhadas por Hilário Xaveli (200 e 400 metros).

No que ao atletismo convencional diz respeito, Moçambique conquistou quatro medalhas, sendo uma de ouro nos 400 metros por Teresa Gabriel. Na mesma prova, Jéssica Manhique obteve a medalha de bronze. Nos 400 metros masculinos, Edson terminou no terceiro lugar com a marca de 52 segundos e 20 centésimos, a mesma posição ocupada por Rafael Deolo nos 800 metros.

Nas estafetas suecas, em ambos os sexos, o combinado nacional somou duas medalhas de bronze.

Basquetebol e natação desiludem

Ainda neste certame, Moçambique conquistou duas medalhas de bronze no judo, pelos judocas Kalvin Loforte na categoria dos -66kg e Natália Tajú na categoria dos -55kg. No voleibol de praia, a dupla Leocádia Manhiça e Jéssica Moiane, que não foi ao “Mundial” dos sub-17 por falta de fundos, ocupou a terceira posição que garantia a medalha de bronze.

No ténis o combinado nacional ganhou duas medalhas de bronze. Marieta Nhamitando e Cláudia Sumaia foram as tenistas premiadas.

Moçambique fez-se representar nesta IX edição dos Jogos da CPLP com seis modalidades. O futebol, a natação, o andebol e o basquetebol foram as únicas que não trouxeram medalhas.

Na classificação geral, o Brasil voltou a ocupar a primeira posição pela terceira vez consecutiva. Os brasileiros conquistaram no total 47, 25 de ouro, 10 de prata e 12 de bronze. Portugal manteve-se no segundo lugar com 42 medalhas, sendo 11 de ouro, 19 de prata e 17 de prata, enquanto ao país anfitrião coube o último posto do pódio com um total de 32 medalhas, das quais seis são de ouro, 9 de prata e 17 de bronze.

Importa referir que a próxima edição, a 10ª, deste certame terá lugar na Guiné-Bissau em 2016.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!