Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jimmy Dludlu assume que está de volta a Moçambique

O conceituado guitarrista moçambicano, radicado na África de Sul, Jimmy Dludlu, pretende voltar definitivamente a Moçambique, a sua terra natal, a fim de contribuir na formação de novos talentos na área da música e colaborar nos projectos do Ministério da Cultura. O músico foi recebido oficialmente nesta quarta-feira (19), pelo ministro da Cultura, Armando Artur.

Jimmy Dludlu manifestou a vontade de regressar a casa e ajudar na formação de novos talentos. “Voltei a Moçambique, para ajudar os meus irmãos. Pretendo dar aulas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, para poder ensinar jovens a abraçar o Afro Jazz”

O ministro da Cultura, Armando Artur, destacou a necessidade de os jovens serem mais criativos em vez de ir atrás dos empresários para pedir patrocínios. Para ele “não podemos criar a arte e depender das doações, senão assim acabamos sendo reféns dos empresários. A cultura não pode estar nas mãos dos patrocinadores, mas sim no poder dos artistas”.

Questionado sobre os planos que o Governo tem para o músico, Armando Artur afirmou que no quadro dos seus planos, para este ano, como, por exemplo, a realização do oitavo Festival Nacional de Cultura a ter lugar em Agosto, na província de Inhambane, terá um grande simbolismo com a participação do Jimmy Dludlu.

“Queremos que os nossos festivais sejam tipicamente moçambicanos. Com a sua participação, Jimmy Dludlu pode dignificar os nossos festivais culturais”.

Jimmy Dludlu tem uma missão brilhante em Moçambique – embora seja um país com poucos recursos para sustentar a arte. Ele vai ser colaborador em instituições de ensino de artes e cultura e formar novos talentos na área da música.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!