O conceituado guitarrista moçambicano, radicado na África de Sul, Jimmy Dludlu, pretende voltar definitivamente a Moçambique, a sua terra natal, a fim de contribuir na formação de novos talentos na área da música e colaborar nos projectos do Ministério da Cultura. O músico foi recebido oficialmente nesta quarta-feira (19), pelo ministro da Cultura, Armando Artur.
Jimmy Dludlu manifestou a vontade de regressar a casa e ajudar na formação de novos talentos. “Voltei a Moçambique, para ajudar os meus irmãos. Pretendo dar aulas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, para poder ensinar jovens a abraçar o Afro Jazz”
O ministro da Cultura, Armando Artur, destacou a necessidade de os jovens serem mais criativos em vez de ir atrás dos empresários para pedir patrocínios. Para ele “não podemos criar a arte e depender das doações, senão assim acabamos sendo reféns dos empresários. A cultura não pode estar nas mãos dos patrocinadores, mas sim no poder dos artistas”.
Questionado sobre os planos que o Governo tem para o músico, Armando Artur afirmou que no quadro dos seus planos, para este ano, como, por exemplo, a realização do oitavo Festival Nacional de Cultura a ter lugar em Agosto, na província de Inhambane, terá um grande simbolismo com a participação do Jimmy Dludlu.
“Queremos que os nossos festivais sejam tipicamente moçambicanos. Com a sua participação, Jimmy Dludlu pode dignificar os nossos festivais culturais”.
Jimmy Dludlu tem uma missão brilhante em Moçambique – embora seja um país com poucos recursos para sustentar a arte. Ele vai ser colaborador em instituições de ensino de artes e cultura e formar novos talentos na área da música.