O Governo Japonês decidiu desembolsar 20 milhões de Dólares Norte-americanos (USD) para financiar a implementação do Programa de Emergência para Abastecimento de Água e para ajuda alimentar em Moçambique.
Nesse contexto, na próxima segundafeira, os Governos moçambicano e japonês vão trocar notas numa cerimónia a ter lugar na capital moçambicana, Maputo.
Segundo um comunicado de imprensa da Embaixada do Japão em Maputo, para o programa de abastecimento de água serão canalizados 10 milhões de dólares. Os restante 9.2 milhões destinam-se a ajuda alimentar em forma de trigo.
“A ajuda alimentar a Moçambique faz parte do cometimento do Japão no valor de 95.6 milhões de dólares com vista a apoiar a garantia da segurança alimentar dos países africanos que enfrentam o impacto da subida dos preços de alimentos, seca e declínio da economia global” lê-se no comunicado daquela embaixada.
Enquanto isso, o Programa de Emergência para Abastecimento de Água é financiado no âmbito da parceria intitulada “Cool Earth Partnership” estabelecida entre Moçambique e Japão.
O “Cool Earth Partnership” é o mecanismo financeiro daquele país asiático para ajudar os países em desenvolvimento a abordar os assuntos relacionados com mudanças climáticas.
O Programa de Emergência para Abastecimento de Água tem como objectivo dar apoio ao Governo de Moçambique na aquisição de equipamento e serviços necessários para adaptação e mitigação das mudanças climáticas nas províncias de Maputo e Gaza.