Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ivan Tambo: O “pertinaz” da moda

Ivan Tambo: O

A arte de bem vestir é uma das características do povo macua. Mas há bastante tempo que não se promove a moda, em Nampula. Para inverter a situação, o modelo Ivan Tambo criou a Academia de Moda Amakua.

Quando o modelo Ivan Tambo saiu de Chimoio, província de Manica, para Nampula, em 2006, a única coisa que estava sólida na sua mente eram os estudos. Porém, foi confrontado com uma situação que denominou “avassaladora”: a área da moda num abandono total.

Para Tambo, a situação na qual a cidade de Nampula, em particular, se encontrava fez-lhe mudar de ideia. Ou seja, deu-lhe forças para desenhar um novo destino para a sua vida e para a moda naquele ponto do país.

“Vestir bem faz parte do quotidiano do povo macua e não só. Mas, apesar de esta incrível atitude estar a correr no sangue daquela gente, os eventos de desfile de moda, que outrora ajudavam a enfatizar o hábito, simplesmente desapareceram. E eu não me senti satisfeito com isso”, realçou Tambo.

O jovem idealizou e abriu uma academia de modelos em 2013, após seis anos de tentativas frustradas. No princípio, aquando da solidificação da sua iniciativa, Tambo contou com ajuda de 26 amigos.

Volvidos alguns meses, alguns dos integrantes daquele grupo desistiram e outros abraçaram outras actividades profissionais. “Mas a academia não deixou de funcionar”, disse.

Com dois estilistas e mais de 20 modelos, Ivan Tambo conseguiu transverter o triste cenário a que estava mergulhada a moda macua. Segundo o jovem, por sinal o director-executivo da Academia de Moda Amakua, já foram realizados mais de 10 desfiles na cidade de Nampula.

Todavia, a falta de apoio financeiro e ou material ainda constitui uma pedra no sapato para o esforço daquele jovem que até então assegura a sua iniciativa com fundos próprios.

Embora feliz pelo sucesso que tem estado a conquistar actualmente, Ivan Tambo diz-se revoltado devido ao comportamento pouco agradável de alguns cidadãos nampulenses que, no lugar de apoiarem as iniciativas dos outros, fazem de tudo para criar barreiras.

Portanto, como o objectivo primordial é levar a cultura macua ao topo do mundo da moda, Tambo mostra-se confiante de que os próximos tempos serão melhores.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!