Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Itália garante crédito de USD 11,3 milhões para agro-negócio até 2016

Pequenas e Médias Empresas (PMEs) das províncias de Manica, Sofala e Zambézia estão a beneficiar de um crédito de cerca de USD 11,3 milhões, até 2015, para o desenvolvimento e agro-negócio naquelas três regiões do Centro de Moçambique.

O valor é financiado pelo governo da Itália, segundo Armando Inroga, ministro da Indústria e Comércio, em entrevista “Trata-se de um crédito concessionário com uma taxa de juro que ronda os 12%”, explicou Inroga, perspectivando uma expansão daquele programa de finan- ciamento de PMEs para outras regiões do país, com o apoio da Itália.

O financiamento italiano às PMEs surge pelo facto de a banca comercial em Moçambique aplicar taxas de juros tidas como “proibitivas”, situação que condiciona a participação desse grupo de empresas no desenvolvimento da economia do país.

Para o efeito, quatro bancos italianos poderão investir brevemente no mercado moçambicano, particularmente, na área de agro-negócio, segundo garantias dadas por Carlo Calenda, vice-ministro do Desenvolvimento Económico daquele país europeu, falando esta terça-feira em Maputo durante o Fórum Económico Moçambique-Itália, que juntou perto de 200 empresas italianas interessadas em investir no país. Refira-se que o volume de negócios dos quatro bancos italianos é de mais de 200 mil milhões de dólares norte-americanos.

FACIM 2014

Por outro lado, Calenda revelou que a Itália quer “destronar” Portugal na próxima edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), agendada para Agosto de 2014, no que respeita ao título de maior expositor.

Para o efeito, aquele país europeu prevê aumentar o seu número de empresas expositoras para mais de uma centena de firmas na FACIM-2014, contra apenas 55 empresas da edição passada.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!