Um sistema de defesa desenvolvido por Israel conseguiu, pela primeira vez, destruir em voo foguetes semelhantes aos lançados da Faixa de Gaza ou do sul do Líbano, anunciou o governo esta quarta-feira.
O sistema, denominado “Iron Dome” ou cúpula de ferro, aperfeiçoado pelo grupo de armamento estatal “Rafael”, conseguiu interceptar vários foguetes, que foram destruídos em pleno voo, informou o ministério da Defesa em comunicado, sem precisar o número dos artefatos destruídos.
Outros testes serão realizados nos próximos meses. Segundo o comentarista militar do canal “10”, rede privada de televisão, o objetivo do governo é estacionar a primeira bateria desse sistema perto da cidade de Sderot (sul), no começo do ano que vem.
O “Iron Dome” poderá interceptar foguetes de alcance entre 4 e 70 km. “Esse sistema constitui um novo elemento de defesa e fará com que o exército israelense possa cumprir melhor seu dever supremo, de proteger nossa população civil”, afirmou por sua vez o ministro da Defesa, Ehud Barak.
Desde o começo da Intifada, em setembro de 2000, as cidades israelenses limítrofes da Faixa de Gaza são alvo frequente de foguetes Qassam lançados por grupos armados palestinos. No verão de 2006, o Hezbollah xiita lançou, a partir do sul do Líbano, mais de 4.000 foguetes Katiucha, de alcance de 40 km.