Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ipex aposta na capacitação de jovens empreendedores

N o âmbito da promoção de empreendoderismo e auto emprego na província de Nampula, o Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX) vai, a partir do próximo mês, formar jovens em matérias ligadas à exportação.

Segundo Jahamo Salé Calima, delegado regional norte da IPEX, com vista a garantir a promoção de exportação dos produtos locais, os jovens serão dotados de conhecimentos sólidos sobre a informação comercial, identificação de produtos, bem como os procedimentos para criação de parcerias com organizações não governamentais nacionais e estrangeiras ligadas ao ramo. Numa primeira fase, de acordo com Jahamo Calima, a IPEX, em colaboração com os seus parceiros directos, vai formar quatro jovens na Ilha de Moçambique, que futuramente irão capacitar e sensibilizar outros interessados na promoção dos produtos da região norte do país, em particular da província de Nampula.

De acordo com a fonte, os quatro jovens seleccionados no passado dia vinte do corrente mês, na sequência duma palestra realizada por aquela instituição subordinada ao tema “O Papel do Empreendedor no Desenvolvimento das Exportações”, irão, depois da formação, dedicarse à produção de jóias com base em pedras preciosas e ouro, fabrico artesanal de crochés, pulseiras e outros objectos, que serão, posteriormente, exportados para países da União Europeia, único mercado preferencial identificado, até agora, pela IPEX e seus parceiros comerciais.

Actualmente, a instituição está a promover projectos de exportações da castanha de caju, amendoim e produtos artesanais. Nós queremos promover mais produtos locais que possam trazer ganhos significativos aos empreendedores e ao país. Revelou Calima, acrescentando que, neste momento, o sector que dirige está a trabalhar em estreita ligação com os parceiros no sentido de apoiarem os empreendedores a participarem activamente em feiras comerciais e exposições.

Aquele responsável, deu, ainda, a conhecer que a IPEX, para além de outras organizações nacionais e estrangeiras, trabalha directamente com SNV, uma associação holandesa, CLUSA, IKURU e a Direcção Provincial de Turismo, com vista a traçar estratégias para assegurar que os produtos de valor sejam exportados sem grandes constrangimentos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!