Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Investimentos rondam mais de um bilião de dólares este ano

U m bilião, trezentos e setenta milhões de dólares americanos serão investidos este ano para os sectores mineiro e de hidrocarbonetos em Moçambique, segundo projecções avançadas esta Quarta-feira pela ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias.

Segundo Bias, na área mineira, o governo conta actualmente com um total de 1084 títulos mineiros em vigor, sendo 130 concessões mineiras, 852 licenças de prospecção e pesquisa, 85 certificados mineiros, 17 licenças de reconhecimento e 65 áreas designadas de Senha Mineira, num investimento previsto para este ano de cerca de 950 milhões de dólares americanos.

Reltivamente à área de hidrocarbonetos, Esperança Bias disse que o seu sector conta, actualmente, com 11 contratos de concessão para prospecção, pesquisa e produção, cujos investimentos rondam em cerca de 420 milhões de dólares norteamericanos.

O facto foi anunciado na terça-feira, em Nampula, durante um seminário subordinado ao tema “Desenvolvimento de Recursos Extractivos: Desafios, Oportunidades e Responsabilidade Social Corporativa”, promovido pelo Ministério dos Recursos Minerais, em parceria com o Alto Comissariado do Canadá, em Moçambique. No encontro, que termina esta quinta-feira, a titular da pasta dos Recursos Minerais referiu alguns projectos em curso nas áreas mineira e de hidrocarbonetos, dentre as se destacam a reavaliação de reservas para reabertura da minas de cobre na província de Manica, do projecto de carvão de Benga, de pesquisa de areias pesadas, e m Inhambane, entre outros.

O Programa Quinquenal do Governo, a ser aprovado pela Assembleia da República, define as linhas gerais para o desenvolvimento do sector dos recursos minerais, competindo, assim, ao Ministério dos Recursos Minerais a definição de políticas, a promoção e monitoria das actividades de prospecção, pesquisa, extracção e comercialização de produtos minerais. Observou a governante.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!