Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Investidos 189 milhões de dólares no sector Turismo em 2011

O sector de Turismo na província de Inhambane registou no ano passado um investimento (nacional e estrangeiro) avaliado em 189 milhões de dólares norte-americanos resultante da implementação de 64 novos projectos.

A maior parte do montante foi aplicada na construção de lodges e casas de hóspedes no município de Inhambane e no distrito de Vilanculo, regiões que concorrem em pé de igualdade em termos de preferências dos homens de negócios que exploram o turismo em Inhambane.

O director provincial de turismo em Inhambane, Bento Nhassengo, disse que o distrito de Inhassoro, situado a norte da província, ocupou a segunda posição em termos de volume de investimento feito, seguido de Massinga, Jangamo e Inharrime.

“No ano passado entraram em funcionamento 32 novos estabelecimentos hoteleiros e foram criadas 800 camas novas. A província agora tem acima de 14500 camas. Foram gerados igualmente 300 postos de emprego.”, explica.

Bento Nhassengo revelou, embora sem especificar números, que no ano passado houve um incremento de projectos de cidadãos nacionais que manifestaram interesse em investir na área de turismo, contrariamente aos outros anos em que os operadores eram só estrangeiros.

“Há uma tendência de equilíbrio. Os nacionais também aparecem a investir. Isso deve-se à abertura de linhas de financiamento. A banca está a expandir-se para todos os distritos, principalmente os da zona costeira, que são os mais preferidos por investidores. Isto acaba por ajudar os nacionais a apostar neste negócio.”, comenta.

De acordo com a nossa fonte, embora o sector esteja a contribuir significativamente para o desenvolvimento da província, coloca-se um desafio para uma exploração efectiva das potencialidades turísticas existentes, pois, grande parte de investimento está concentrado ao longo da costa em detrimento das zonas de interior.

“Estamos a envidar esforços no sentido de promover as regiões de interior de modo a convencer os operadores a investirem naquelas zonas. A reestruturação do parque nacional de Zinave constitui um pontapé de saída para esta viragem. Já existem manifestações de interesse para explorar as potencialidades turísticas de Funhalouro. O distrito é rico em fazendas de bravio.”, disse.

As fazendas do bravio de Funhalouro constituem um atractivo natural para turistas. Naqueles locais, pode-se fazer fotografias, observar animais de diversas espécies e desenvolver-se a caça desportiva.

Ainda no ano passado a província de Inhambane colectou para os cofres do Estado cerca de 76 milhões de meticais, correspondentes a uma produção global de 469 milhões de meticais.

No mesmo período escalaram em Inhambane 118 mil dos quais 59 porcentos eram nacionais. Os pontos de maior concentração foram os distritos de Vilanculos e Inhambane.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!