Inundações repentinas provocadas por horas de chuvas torrenciais mataram pelo menos cinco pessoas na Malásia e forças militares foram mobilizadas neste domingo para ajudar a resgatar milhares de pessoas desabrigadas em Penang, ao norte do país.
Cerca de 3 mil pessoas foram evacuadas e alojadas em abrigos temporários, enquanto quase 80 por cento do estado de Penang foi afetado por ventos de tufão e fortes chuvas, disse em comunicado o ministro-chefe, Lim Guan Eng. Ele afirmou que as inundações atingiram 3 a 4 metros.
Lim também alertou em uma publicação no Facebook que mais chuvas são esperadas e aconselhou os moradores a permanecerem em casa. Tropas se espalharam por Penang para resgatar vítimas ilhadas e limpar rotas bloqueadas.
Centenas de árvores foram derrubadas e as estradas ficaram submersas na capital histórica de Penang, George Town, deixando muitas áreas em grande parte paralisadas. Conforme a agência de notícias estatal da Malásia, pelo menos cinco pessoas morreram em consequência das inundações.