O Instituto Comercial de Maputo (ICM) inscreveu, para o ano lectivo de 2012, 660 alunos para os cursos permanentes e modulares, dos quais 462 transitaram, o que significa um aproveitamento pedagógico de 70%. Mas a direcção diz que ainda deve se trabalhar mais para elevar a fasquia.
O director-adjunto pedagógico do Departamento do Nível Médio naquela instituição vocacionada para habilitação técnico-profissional, Portázio Ngoane disse que os níveis alcançados situam-se dentro das previsões traçadas pela direcção no início do ano lectivo.O empenho dos professores e dos alunos contribui para o alcance deste sucesso. Todavia, ainda existe muito trabalho no sentido de reduzir o número de reprovações que de certa forma continuam preocupantes.
Comparativamente aos anos anteriores, de algum tempo a esta parte, os casos de fraude académica reduziram bastante. Para além do envolvimento dos pais e encarregados de educação, os alunos mostram interesse em se dedicarem aos estudos, explicou Ngoane.
Ele referiu que o Instituto está a estudar formas de aumentar o número de professores e o material didático para garantir, sobretudo, a eficácia de aulas práticas.
O ICM lecciona os cursos de aduaneiros, técnicos de contas e os cursos modulares de contabilidade vocacional, guia-turístico e mesa-bar, dentre outros.