Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Inspecção-Geral anula interrupção de actividades da empresa que perigava trabalhadores em Maputo

A empresa Internacional Ferro & Aço Moçambique, Lda, do ramo de fundição de metais, no distrito de Boane, na província de Maputo, voltou a operar depois de ter encerrado as portas, em Junho último, por ordens da Inspecção-Geral do Trabalho (IGT), devido a inobservância das normas de higiene e segurança no trabalho.

A IGT levantou a suspensão após constatar que os funcionários, que outrora estavam expostos a perigo de vária ordem, desde a perda de vida, incapacitação física, intoxicação e doenças contagiosas, por falta de equipamento de protecção individual e por inobservância das mais elementares regras de higiene e segurança no trabalho, estão salvaguardados.

A firma em causa já tinha sido denunciada também à Comissão de Petições da Assembleia da República (AR) devido à sua reincidência em violações à legislação laboral em vigor em Moçambique, segundo um comunicado de imprensa enviado ao @Verdade.

Contudo, enquanto leva avante as suas actividades, a Ferro & Aço Moçambique, Lda, deverá aumentar a altura do piso na área de produção, junto às panelas de fundição; elevar a estrutura fabril, bem como reabilitar plenamente o tecto e colocar as chaminés; instalar um posto de primeiros socorros, com um enfermeiro permanente, atendendo o nível de risco imergente da própria actividade; adquirir luvas de couro por serem as mais apropriadas para a actividade, de modo a substituir as que foram apresentadas na vistoria.

De acordo com a IGT, a companhia deve ainda adquirir bebedouros com água potável e quites de primeiros socorros, dentro de 15 dias.

“Num prazo máximo de 24 meses, o processo de produção manual da empresa deverá ser substituído pela produção mecanizada, podendo a IGT desenvolver acções de monitoria trimestral, de forma a verificar o grau de cumprimento das recomendações”, indica o comunicado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!