Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Insegurança alimentar passa à História em Monapo

Com uma área de 3.598 quilómetros quadrados e uma população estimada em 290 mil habitantes, Monapo é o segundo distrito mais populoso da província de Nampula, depois de Moma.

 

O distrito é considerado rico em recursos hídricos e florestais, e uma população, maioritariamente produtora de culturas alimentares e de rendimento. Dentre as culturas que fazem do distrito modelo na área da agricultura, destacam-se o milho, a mandioca e o gergelim, cujos níveis de produção se apresentam promissores. Ao contrário do algodão que sofreu uma queda, devido ao abandono de alguns produtores, o gergelim constitui uma das melhores e principais culturas de rendimento e o seu preço mantém-se aliciante.

 

Fernando Saide, administrador daquele distrito, disse ao Wamphula fax que os níveis de produção daquela cultura têm vindo a subir anualmente, ao mesmo tempo que cresce, também, o numero campanha 2008 2009, o distrito obteve 110 mil toneladas de gergelim, contra as cerca de 900 toneladas produzidas na campanha 2006 2007.

Segundo o nosso entrevistado, os fundos de iniciativa local estão a contribuir, significativamente, no combate à insegurança alimentar ao nível das comunidades daquele distrito. Nos últimos três anos, foram adquiridos seis tractores, 500 cabeças de gado para repovoamento pecuário e tracção animal, para além de 100 juntas de bois. Igualmente, foram distribuídas apreciáveis quantidades de hastes de mandioqueira e semente diversa aos camponeses.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!