Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Injectados cerca de 27,4 milhões de meticais para recuperação do camarão

Pequenos produtores do camarão da província da Zambézia deverão beneficiar até finais de 2014 de uma linha de crédito no valor de cerca de 27,4 milhões de meticais financiados pela Noruega e Islândia para acções de recuperação dos níveis de produção do marisco naquela região do Centro de Moçambique.

A situação deve-se ao facto de aquela província ter perdido quase toda a produção pesqueira em 2013, particularmente, camarão, devido às cheias que fustigaram o país no início do mesmo ano, apurou-se junto do Fundo de Fomento Pesqueiro (FFP) do Ministério das Pescas.

Em 2013, Zambézia apenas produziu 74 toneladas de pescado diverso, cenário que obrigou a maioria das empresas do sector a despedir muitos pescadores, indicou o FFP, acrescentando que para a campanha pesqueira de 2014, há boas perspectivas de produção do camarão porque o financiamento da Noruega e Islândia permitiu a abertura de mil novos tanques de piscicultura para serem povoados com alevinos.

Por outro lado, aqueles dois países estão igualmente a financiar quatro projectos de investigação do camarão de aquacultura, por este produto ser passivo de muitas doenças, realçou aquela instituição adstrita ao Ministério das Pescas, salientando que as pesquisas serão concluídas ainda este ano de 2014.

Refira-se a região Centro de Moçambique nos últimos tempos tem registado o surgimento de novas espécies de camarão, com destaque para o camarão “arco-íris” detectado em finais de 2013, na província de Sofala, principalmente, que está a causar alguma agitação dos con- sumidores que consideram que o marisco é prejudicial à saúde humana.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!