Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Inflação em Moçambique deverá ser de dois dígitos até finais de 2010

A inflação em Moçambique deverá ser de dois dígitos até finais de Dezembro de 2010, contra projecções do Governo de 9,5%, situação que ficará a dever-se ao agravamento dos preços de hortícolas, particularmente, na cidade e província de Maputo, e à fortificação do Rand face à divisa moçambicana, o Metical.

O porta-voz do Banco de Moçambique (BM), Waldemar de Sousa, revelou que o agravamento do custo geral de vida, no país, será igualmente originado “pelo descongelamento iniciado este ano de 2010 dos preços dos combustíveis líquidos que não eram aumentados há cerca de dois anos”. A título ilustrativo deste cenário, o preço do gasóleo aumentou, no primeiro trimestre de 2010, em cerca de 89,3%, e o da gasolina em 79%, segundo ainda de Sousa, realçando que Moçambique pagou pela importação de combustíveis cerca de 104,1 milhões de dólares norte-americanos, entre os meses de Janeiro a Março últimos, contra USD 51,3 milhões em igual período do ano anterior.

Metical em plano inclinado No período em análise, o Metical registou uma depreciação acumulada de 29,5% face ao Rand e a divisa moçambicana poderá continuar a aumentar de cotação nos próximos tempos, “fazendo com que a inflação venha a ser superior a de 9,5% estabelecida no Plano Económico e Social de 2010 pelo Governo”, indicou lembrando que grande parte das importações de mercadorias feitas pelo país vem da vizinha África do Sul. Entretanto, em Junho último, a cidade de Maputo registou um agravamento geral da inflação de 1,35% com a divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas a contribuir no aumento do custo de vida com 0,91%, segundo o Instituto Nacional de Estatística

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!