Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Inflação em Janeiro atingiu 0,98 por cento

O Índice de Inflação em Janeiro, medido pelo Índice do Preço no Consumidor (IPC), foi de 0,98 por cento para as três maiores cidades de Moçambique, nomeadamente Maputo, Beira e Nampula, anunciou, segunda-feira, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Este IPC representa uma aceleração de 0,41 pontos percentuais positivos face ao mês anterior. Também constitui um aumento comparativamente a Dezembro de 2013, que foi de 0,57 por cento. Contudo, a mesma é relativamente mais baixa quando comparada com o período homólogo de 2013, quando os preços subiram 1,35 por cento. A subida mais significativa de preços ocorre na divisão de alimentação.

A variação de preços da divisão da alimentação e bebidas não alcoólicas em 1,90 por cento foi a principal responsável pela tendência de subida do nível geral de preços ao contribuir com aproximadamente 0,84 pontos percentuais positivos.

Falando durante a apresentação do IPC a chefe do Departamento de Preços e Conjuntura no INE, Perpétua Michangula, explicou “a divisão de habitação, água, electricidade e outros combustíveis foi a que registou maior agravamento de preços ao somar sete pontos percentuais”.

O aumento dos preços do coco (27,2 por cento), do tomate (13,5 por cento) da couve (19,7 por cento), do feijão manteiga (3,9 por cento), do alface (18,9 por cento), da cebola (5,6 por cento) e da batata reno (7,5 por cento) foi o que mais influenciou o comportamento do nível geral de preços.

Estes produtos contribuíram com aproximadamente 0,86 pontos percentuais positivos. Comparando os preços de Janeiro do ano corrente com os do mesmo período de 2013, o país foi caracterizado por uma subida de preços, na ordem de 3,16 por cento.

A divisão de habitação, água, electricidade e outros combustíveis foi a que maior agravamento de preços registou (sete por cento). Regista-se uma diferença significativa na inflação de Janeiro entre as três maiores cidades. Com 1,71 por cento a cidade da Beira é a que regista a maior subida, seguida de Maputo com 1,14 per cento.

Em Nampula, a inflação foi de apenas 0,44 per cento. Contudo se forem tomadas em consideração todo o ano passado, Nampula foi a que registou a maior subida, entre as três cidades, com 4,21 por cento seguida de Maputo com 3,05 per cento e Beira, 1,42 por cento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!