Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Inflação agravada 1,97% em Maputo em Maio

Fundamental e principalmente influenciada pelo agravamento dos preços de combustíveis líquidos em 27,4% e da água em 20%, a inflação na cidade de Maputo aumentou em 1,97%, em Maio de 2010, elevando a inflação acumulada para 8,79%, ou seja, mais 8,19% comparativamente a igual período de 2009.

Este comportamento foi também determinado pelo fortalecimento do Rand em relação ao Metical, segundo o Banco de Moçambique (BM), indicando, em seguida, que com aquela variação mensal, a inflação homóloga fixouse em 12,69%, comparada com 9,08%, em Abril de 2010, e 3,04% em igual período de 2009, enquanto a taxa média móvel dos últimos doze meses foi de 4,75%, depois de 3,94% no mês anterior.

Em Abril último, a inflação em Moçambique registou uma variação mensal de 1,09%, elevando a homóloga e média anual para 9,63% e 3,71%, respectivamente. Contribuiu para o cenário o agravamento dos preços da cebola, petróleo de iluminação, arroz, açúcar amarelo granulado, farinha de milho, carvão vegetal, couve, segundo igualmente o BM.

Mercado externo

Entretanto, no mercado internacional, os preços médios de mercadorias exportadas por Moçambique aumentaram, com excepção do açúcar, que observou uma queda mensal de 15%, contra aumento do preço do gás natural em 10%, alumínio e do algodão em 4,7% e 2,7%, respectivamente. Quanto aos preços médios de alguns produtos importados e com impacto na inflação doméstica há a registar o aumento do preço de petróleo em bruto Brent em 7,2%, trigo em 0,9% e redução do preço de arroz e do milho em 7,3% e 1,0%, respectivamente. No dia 9 de Junho de 2010, o preço do barril do Brent estava cotado a 73,74 dólares.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!