Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

INE publica novo IPC 2010

O Instituto Nacional de Estatística (INE) prevê publicar, durante o corrente mês de Fevereiro, um novo Índice de Preços no Consumidor (IPC2010).

O processo de preparação visando a disponibilização pública deste importante instrumento estatístico, segundo soube O Autarca, decorre desde Janeiro do ano passado e foi desenvolvido em pareceria com o Instituto Nacional de Estatística de Portugal, no âmbito do projecto de assistência técnica ao Instituto Nacional de Estatística de Moçambique.

O IPC, refira-se, é uma medida de extrema importância e de utilização generalizada que tem por objectivo medir o comportamento de preços de um conjunto de bens e serviços consumidos por uma determinada população de referência.

Assim, a produção e publicação deste importante indicador é fundamental para a formulação e avaliação de políticas de preços e salários, assim como para as estimativas no quadro da Contabilidade Nacional, no cálculo do consumo das famílias, entre outros aspectos – explica a fonte.

Ainda segundo a fonte, este índice dará continuidade à anterior série IPC2004 e insere-se no procedimento regular de revisão da base do Indicador IPC para o ajustar às modificações que ocorrem numa economia de mercado, seja do lado da oferta de bens e serviços, seja do lado da procura por modificação dos hábitos de consumo.

Trata-se de uma prática que em Moçambique ocorre regularmente de 5 em 5 anos. Igualmente a fonte explica que é normal a ocorrência, nestes processos de revisão da base do indicador, de alterações que visam incrementar a sua qualidade (adopção de novos métodos de cálculo, alargamento de cobertura de produtos e de pontos de venda e ajustamento da estrutura de consumo usada como ponderação).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!