Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

INE disponibiliza dados através de SMS

O Instituto Nacional de Estatística (INE) acaba de colocar a disposição do público em geral, um serviço de disseminação de dados estatísticos via sms.

Fonte do INE indicou que para aceder ao serviço bastará ao utilizador enviar uma sms para o número 821020, e explica que a iniciativa se insere na estratégia da instituição visando a massificação e rapidez no acesso àquele tipo de informação. Por exemplo, para aceder a Informação sobre a população o utilizador deve escrever Pop X, (onde X representa o nome da província), e receberá dados que incluem a população geral, por sexo, percentagens sobre população urbana e rural, taxas de analfabetismo e de mortalidade. Se não incluir nome da província terá os dados nacionais, todos referentes ao Censo 2007.

Através do mesmo serviço, o INE coloca ainda a disposição do público Informação sobre o Índice de Preços no Consumidor (IPC X) que inclui IPC mensal e acumulado em percentagem; Informação sobre o Produto Interno Bruto de Moçambique (somente PIB), que inclui PIB do ano corrente em relação ao ano anterior em percentagem, PIB per capita em USD e o PIB do trimestre mais recente em relação ao mesmo trimestre do ano anterior em percentagem.

O utilizador do serviço poderá ainda beneficiar de Informação sobre o Índice de Confiança e Clima Económico (ICE), cujo resultado incluirá o Indicador de Clima Económico dos dois últimos meses; (IEE) Indicador de Expectativa do Emprego dos dois últimos meses; e (IEA) Indicador de Emprego Actual dos dois últimos meses. Refira-se, entretanto, que o Instituto Nacional de Estatística (INE), criado pelo Decreto Presidencial 9/96 de 28 de Agosto, é definido na lei 7/96 como órgão executivo central do Sistema Estatístico Nacional (SEN) e que tem por objectivo a recolha, apuramento, coordenação e difusão da informação estatística do País.

O INE pode delegar as suas actividades em outras instituições do Estado (Órgãos Delegados). Actualmente, são Órgãos Delegados o Ministério da Educação, o Ministério da Agricultura e o Ministério da Saúde, sendo também consideradas estatísticas oficiais as produzidas por estas entidades. No quadro da lei do SEN, o Banco de Moçambique é o membro responsável pelas estatísticas oficiais da área monetária, financeira e da balança de pagamentos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!