Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Índices do volume de negócios e emprego caem em Abril de 2011

Os índices do volume de negócios e do emprego caíram, em Abril de 2011, em 1,6% e 0,1%, respectivamente, contra um aumento ligeiro de 0,9% do das remunerações, segundo resultados do Índice da Actividade Económica do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados, esta sexta-feira, no Maputo.

Concorreu para a queda do volume de negócios a diminuição das receitas das áreas de Indústria Transformadora em 1,1%, Comércio a Retalho em 7,1% e a grosso em 0,9%, para além da queda em 13,1% de receitas no sector de Manutenção e Reparação de Viaturas e em 2,5% na área de Alojamentos e Restauração.

Enquanto isso, o aumento do volume de negócios na área de Energia em 20,6% e de Transportes em 0,9% evitou uma diminuição alarmante do total global do volume de negócios, segundo ainda o INE, indicando que a queda do índice do emprego em apenas 0,1% resultou da estabilidade verificada em todos os sectores.

Em relação às remunerações, o mês de Abril de 2011 registou um aumento global de 0,9%, comparativamente ao mês anterior devido ao aumento em todas as áreas das receitas.

No global e face a igual período de 2010, os índices do mês de Abril último registaram aumentos de 14,0% para o volume de negócios, 13,2% para as remunerações e 6,0% para o emprego.

Refira-se, entretanto, que o INE vem divulgando os principais resultados dos inquéritos mensais à economia iniciados em Janeiro de 2004 para reportar o quadro geral da evolução, no curto prazo, de indicadores homogéneos do sector real da economia sob forma de números, índices estruturados segundo a classificação das actividades económicas de Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!