Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Índice do Volume de Negócios oscilante entre Maio e Junho de 2011

Um movimento oscilante caracterizou o nível geral do Volume de Negócios, em Moçambique, nos meses de Maio e Junho de 2011, pois, neste último período, registou uma subida de 3,7%, contra a queda em 0,4% em Maio, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Aquela instituição revela igualmente que no período em análise se registou uma troca de posições no índice de Remunerações, pois aumentou, em Junho último, depois da sua diminuição em 0,1% no mês de Maio último.

O aumento de receitas em quase todos os sectores de actividade económica, nomeadamente, o sector da Indústria em 9,7%, Energia em 7,2%, Comércio (2,5%), Turismo (0,3 %) e Outros Serviços em 2,0%, muito contribuiu para o aumento do Índice Geral do Volume de Negócios, enquanto a área dos Transportes registou uma diminuição pouco significativa do Índice do Volume de Negócios em 0,4%.

Quanto à variação do Índice do Emprego, o aumento verificado no índice total na ordem dos 2% resulta do elevado aumento da mão-deobra registado no sector da Indústria em 10% e um ligeiro aumento em Outros Serviços na ordem de 0,7%.

Os sectores do Comércio, bem como do Turismo mantiveram- se estáveis, não registando alguma variação, enquanto o sector dos Transportes apresentou uma queda de 0,5%, em relação ao mês anterior.

Relativamente às Remunerações, o INE revela que o mês de Junho de 2011 registou uma diminuição global de 0,1%, comparativamente ao mês de Maio, tendo contribuído para esta queda a diminuição do índice registado no sector do Comércio em 1,3%, particularmente, no comércio de viaturas automóveis.

Comparando com o mês homólogo de 2010, os índices globais de Junho 2011 registaram um aumento, sendo de 31,2% para o Volume de Negócios, 14,1% para as Remunerações e 2,7% para o Emprego.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!