Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Indice de precos regista subida

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) da Cidade de Maputo registou, em Maio ultimo, uma subida de 1,97 pontos percentuais (pp), elevando a inflação acumulada durante este ano para 8,79 pp. Um comunicado de imprensa do Banco de Moçambique, esta segunda-feira recebido pela AIM, indica que este comportamento foi determinado pelo fortalecimento do Rand, a moeda sul-africana, em relação ao Metical, e pela revisão em alta dos preços dos combustíveis líquidos e da agua, cujos acréscimos acumulados médios ascenderam a 27,4 e 20 porcento, respectivamente, desde Marco do corrente ano.

Com esta variação mensal, a inflação homóloga fixou-se em 12,69 porcento, quando comparada com 9,08 em Abril de 2010 e 3,04 porcento em igual período de 2009. Neste mesmo mês de Abril, segundo a mesma fonte, os preços médios das principais mercadorias exportadas por Moçambique aumentaram com a excepção do de açúcar que observou uma queda mensal de 15 porcento.

Com efeito, o preço do Gás Natural aumentou 10pp, e os do Alumínio e do Algodão 4,7 e 2,7pp, respectivamente. Por outro lado, os preços médios de alguns produtos importados por Moçambique e com impacto na inflação doméstica registaram comportamentos mistos, com o aumento do Petróleo em bruto “Brent” em 7,2 pp, do Trigo em 0,9pp e com a redução do preço do Arroz e do Milho em 7,3 e 1,0pp, respectivamente. A nove de Junho corrente, o preço do barril do “Brent” estava cotado a 73,74 dolares.

No sector monetário, o saldo do crédito a economia atingiu, no final de Abril, 78.539,8 milhões de Meticais (o dólar equivale a cerca de 34 meticais), o correspondente a uma expansão anual de 53,5pp, contra 54,8pp observada em igual período de 2009. Retirando o efeito da variação cambial, o credito a economia expande 41.9pp.

A disponibilização de divisas, bem como a entrada de fundos externos no valor de 59,5 milhões de dólares, entre outras operações, contribuíram para que, em Maio de 2010, o saldo preliminar das reservas internacionais liquidas fosse de cerca de 1.680,2 milhões de dólares.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!