Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Indice de precos regista subida

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) da Cidade de Maputo registou, em Maio ultimo, uma subida de 1,97 pontos percentuais (pp), elevando a inflação acumulada durante este ano para 8,79 pp. Um comunicado de imprensa do Banco de Moçambique, esta segunda-feira recebido pela AIM, indica que este comportamento foi determinado pelo fortalecimento do Rand, a moeda sul-africana, em relação ao Metical, e pela revisão em alta dos preços dos combustíveis líquidos e da agua, cujos acréscimos acumulados médios ascenderam a 27,4 e 20 porcento, respectivamente, desde Marco do corrente ano.

Com esta variação mensal, a inflação homóloga fixou-se em 12,69 porcento, quando comparada com 9,08 em Abril de 2010 e 3,04 porcento em igual período de 2009. Neste mesmo mês de Abril, segundo a mesma fonte, os preços médios das principais mercadorias exportadas por Moçambique aumentaram com a excepção do de açúcar que observou uma queda mensal de 15 porcento.

Com efeito, o preço do Gás Natural aumentou 10pp, e os do Alumínio e do Algodão 4,7 e 2,7pp, respectivamente. Por outro lado, os preços médios de alguns produtos importados por Moçambique e com impacto na inflação doméstica registaram comportamentos mistos, com o aumento do Petróleo em bruto “Brent” em 7,2 pp, do Trigo em 0,9pp e com a redução do preço do Arroz e do Milho em 7,3 e 1,0pp, respectivamente. A nove de Junho corrente, o preço do barril do “Brent” estava cotado a 73,74 dolares.

No sector monetário, o saldo do crédito a economia atingiu, no final de Abril, 78.539,8 milhões de Meticais (o dólar equivale a cerca de 34 meticais), o correspondente a uma expansão anual de 53,5pp, contra 54,8pp observada em igual período de 2009. Retirando o efeito da variação cambial, o credito a economia expande 41.9pp.

A disponibilização de divisas, bem como a entrada de fundos externos no valor de 59,5 milhões de dólares, entre outras operações, contribuíram para que, em Maio de 2010, o saldo preliminar das reservas internacionais liquidas fosse de cerca de 1.680,2 milhões de dólares.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!